APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR.
"Resenha Crítica".
O autor Cipriano Carlos Luckesi mostra
problemas relacionados com a questão de como avaliar, tendo como base dados
de repetência, evasão e analfabetismo. O texto do livro mostra falas que
demonstram a falta de compromisso real com a aprendizagem, consequências
da falta de atenção do sistema com os resultados de aprendizado dos alunos.
Expõe a necessidade da capacitação profissional dos docentes e a falta de
investimento das autoridades das esferas: federal, estadual e municipal. Também
comenta que essa sociedade não investe o suficiente no educando, sobretudo nos
que pertencem as camadas sociais mais baixas e alerta que as maiorias
populacionais não estão efetivamente cobrando das autoridades à formação do
cidadão crítico e da cidadania e não leva em conta o aprendizado individual e
coletivo dos alunos. Demonstra o autor quatro elementos fundamentais a serem levados
em conta no processo ensino/aprendizagem e os recursos metodológicos
decorrentes do processo de assimilação ativa. O mesmo cita os quatro elementos:
assimilação receptiva, exercitação de conhecimentos, metodologias, visões de
mundo e aplicação dos conhecimentos, observação da inventividade. Existe a
necessidade de aproximação do educando aos conteúdos socioculturais. Historicamente
o Brasil preparava pobres para mão de obra em Liceus e escolas técnicas e a
elite mais rica e privilegiada ocupava melhores cargos, salários e posições
sociais de destaque. Hoje, como docentes conscientes dessa realidade ainda
presente de forma sutil na nossa sociedade, deveram considerar as qualidades
individuais dos alunos e reforçar o ensino onde houver falhas, procurar
melhorias e bons resultados de forma a contextualizar os assuntos ao máximo
para que exista clareza de ideias no diálogo professor, aluno, e, portanto a
conversa produtiva e o entendimento do ambiente que se trabalha são pontos
chave para a compreensão que tanto buscamos no ambiente escolar de hoje. O
texto procura trazer respostas a perguntas como: o que significa o
desenvolvimento do educando? Onde o entendemos como desenvolvimento das diversas
facetas do ser humano. Acreditamos na questão da avaliação escolar como ampla e
complexa e não há ainda critérios bem definidos sobre como avaliar e tão apenas
instrumentos e formas de utilização dos mesmos. Não existe receita pronta
para avaliar, pois se trata de algo tão complexo e muito particular de cada
aluno presente na escola. Cabe ao professor como mediador ter conceitos
suficientes para criar um sistema de avaliação adequado à clientela e analisar
seu ambiente interno e externo a escola para desenvolvimento do seu plano
de metas. Compreendemos como significativo que o próprio sistema
deveria dar esses subsídios e instrumentos criteriosamente discutidos e
investigados não de forma global, sendo a necessidade atual mais local que global,
sobre as deficiências e necessidades de cada escola e, sobretudo a
realidade do seu entorno, deficiências reais dos alunos que deveriam ser
individualmente acompanhados desde os ciclos iniciais do ensino básico e
posterior ao ensino médio, continuadamente no currículo estudantil,
observando-se atentamente as deficiências de aprendizado e mais que isso,
corrigindo e adaptando as qualidades observadas nas disciplinas de
melhor desempenho. Atualmente é desafiador ter critérios bem claros sobre
como avaliar, apenas usando os instrumentos conhecidos e estudados, sem ter os
critérios bem definidos e conhecimentos além do âmbito escolar
presentes na realidade do aluno. Tal entendimento é de muita relevância
considerando o ato de aprender como contínuo em todos os locais e ambientes e
também na sua vida em comunidade considerando a existência dos diversos
aprendizados além do aprendido em sala de aula, cabe ao tutor observar para aplicar
métodos nesse complexo e emaranhado de questões. Importante à clareza de quais itens devem ser
avaliados individual e coletivamente, que sejam coerentes e condizentes com as
avaliações internas e externas da escola, sem cometer injustiças
quanto ao aprendizado real dos alunos e suas potencialidades, visto que o que
se passa em uma sala de aula ultrapassa em muito aquilo que se ensina, e vai
além dos portões da escola, acompanha o aluno na sua trajetória de cada dia,
formulando internamente muitos conceitos e aprendizados que o perseguirão por
toda vida.